quinta-feira, 1 de março de 2012

PET Engenharia Civil visita a UHE Parigot de Souza.


Nesta terça feira, dia 28 de fevereiro, os integrantes do grupo PET realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada no município de Antonina-PR. É a maior central subterrânea do sul do país e fornece energia para Curitiba e litoral paranaense. 





A Usina Parigot de Souza entrou em operação em outubro de 1970 e foi inicialmente nomeada por Capivari-Cachoeira. Foi inaugurada oficialmente em 26 de Janeiro de 1971 e passou a ser chamada UHE Parigot de Souza em homenagem ao Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, que liderou o Paraná entre 1971 e 1973, e foi, também, presidente da Copel.

Informações técnicas

Para a construção desta Usina, foram represadas as águas do rio Capivari, localizado no primeiro planalto, a 830 metros acima do nível do mar. Este represamento foi possível pela construção de uma barragem de terra de 58 m de altura e 370 m de comprimento. Da barragem, as águas são desviadas para o rio Cachoeira, no litoral, obtendo-se um desnível de aproximadamente 740 metros, sendo as águas conduzidas por um túnel subterrâneo de 15,4 km que atravessa a Serra do Mar.

Durante sua construção, com o aproveitamento dos rios Capivari e Cachoeira, o Paraná projetou-se no panorama da engenharia brasileira, conquistando dois recordes: maior avanço médio mensal em escavação subterrânea em obras do gênero e maior volume de concretagem mensal no interior de túneis.

No sopé da montanha, três grandes cavernas foram escavadas, compondo a Central Subterrânea: Sala de Válvulas, Sala de Máquinas e Sala dos Transformadores. Na Sala de Máquinas, quatro geradores de 62.500 kW de potência cada garantem ao Paraná uma produção anual de 900 milhões de kWh.

No decorrer do ano de 1999, mais precisamente entre os meses de março e novembro, foram repotenciadas as quatro unidades geradoras da Usina Parigot de Souza. Com a modernização dos equipamentos houve um ganho de 2 MW por gerador, aumentando a capacidade da Usina de 252 MW para os 260 MW atuais.




Fonte: COPEL

Mais fotos no facebook do PET.